Oficina de Rodas

Desde os primórdios da história do automóvel, as rodas já desempenhava um importante papel, pois é somente através dela que é dado o contato com a carroceria e o solo. No início, as rodas eram confeccionadas com madeira e couro no lugar dos pneus, sua evolução acompanhou os demais componentes dos automóveis.

A roda automotiva tem o objetivo básico de servir de apoio ao pneu, amoldando à sua parte interna. Nesse aspecto, além de uma absoluta rigidez, deve ter medidas adequadas ao tipo de carro e de pneu. As dimensões do aro são medidas em função do seu diâmetro e da largura da tala, valores em geral expressos em polegadas e que são determinados pelo fabricante do veículo, que especifica, assim, o tipo de pneu adequado ao mesmo. A cada medida do aro corresponde outra do pneu, já que aquele é a forma deste.

A fixação da roda ao resto do carro é feita mediante vários parafusos que, situados nos discos, transmitem os enormes esforços e torções aos qual o veículo se vê submetido durante a rodagem. Assim sendo, torna-se muito importante a qualidade da roda para suportar cargas muito pesadas. Além das funções principais de suportar o peso do veículo e efetuar a transmissão dos esforços de tração e frenagem, a roda deve assegurar uma boa refrigeração dos conjuntos de freio. Para tanto, o disco de roda conta com aberturas para passagem do ar, a fim de que, durante a rodagem, se possa estabelecer uma ventilação adequada que permita a dissipação do calor gerado pelos discos e tambores do freio. 

Características das rodas automotivas atuais:

1 – Raio (aro) 
A unidade de aro é dada em polegadas, representando o diâmetro total da roda. Aros comuns em carros de passeios estão entre 13 e 15 polegadas.

2 – Tala (largura)
A tala, ou largura, também é dada em polegadas e, num carro de passeio, varia entre cinco e 6,5 polegadas. 

3 – Número de furos 
O número de furos de fixação, que depende basicamente do fabricante e do modelo do carro, são quatro ou cinco, geralmente

4 – Distância da furação ao centro 
A distância da furação ao centro (em inglês, pitch circle diameter (PCD)) é medida em milímetros e está em torno de 100 mm.

5 – Offset 
representado por ET (em alemão Einpresstiefe, ou profundidade de inserção). Quando se opta por pneus mais largos que os recomendados pelo fabricante, uma solução comum é a diminuição do offset, fazendo com que a roda (e consequentemente o pneu), fique mais para fora, evitando que o pneu entre em contato com a suspensão.

Quando descrevemos uma roda, usamos a seguinte sistemática:

– Raio X Tala / Furos X Distância dos furos

Por exemplo, uma roda descrita como 14 × 5,5 / 4 × 108 ET 36 tem raio 14 de polegadas, largura de 5,5 polegadas, quatro furos de fixação, 108 milímetros de distância dos furos ao centro e 36 milímetros de offset.

A linha central pode ser calculada dividindo-se a tala por dois. A partir do offset e da tala (por meio da linha central), podemos calcular o back spacing, ou espaço entre os furos de fixação e a parte interna (próxima ao freio) da roda da seguinte forma: 

– Back spacing: linha central + offset

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