Ar Condicionado

Em veículos o condicionamento de ar é utilizado para compensar o aumento da temperatura provocado pela radiação solar, contribuindo de forma determinante para o conforto e bem estar de seus ocupantes. Nos dias atuais não se pode deixar de mencionar o item segurança, já que somente em veículos equipados com ar condicionado o usuário poderá se fechar em condições de conforto. 

Quando é feita a solicitação de climatização através do acionamento dos comandos existentes no painel de controle, é liberada uma tensão positiva para o ventilador da caixa de ar no interior do veículo e um sinal negativo parte em direção ao termostato, se a temperatura do evaporador estiver acima de 10 graus centígrados, o termostato encontra-se com os contatos fechados e o sinal parte para o pressostato. O pressostato recebe o sinal e, se as condições de pressão estiverem dentro dos valores normais, os dois contatos estarão fechados e o sinal é enviado para a bobina de dois relés. O relé do compressor e o do ventilador do radiador. 

Na sequência, a embreagem eletromagnética é ativada colocando o compressor para funcionar. Neste momento, juntamente com o compressor, o ventilador do radiador também é acionado em velocidade menor, porém de forma constante. O compressor inicia o ciclo sugando o gás da linha de baixa pressão e bombeando para a linha de alta pressão. O gás quando comprimido a alta pressão, aquece em demasia e precisa ser resfriado, para isso segue de forma pressurizada em direção ao condensador, onde se liquefaz e tem sua temperatura restabelecida. 

Concluído o resfriado já na forma líquida segue para o interior do filtro secador, onde em contato com o composto de sílica tenha a umidade que é prejudicial ao sistema absorvida. O fluído segue em direção à válvula de expansão, onde o líquido refrigerante sobe em alta pressão se transforme em vapor de baixa pressão e baixa temperatura, seguindo para o evaporador. Com o vapor em baixíssima temperatura, as aletas do evaporador se resfriam rapidamente. Neste instante o ar gerado pelo ventilador interno é impulsionado através das aletas do evaporador, para que aconteça a troca de calor com o ambiente, resfriando o interior do veículo. 

O caminho seguido agora em forma de ar refrigerante é através da linha de baixa pressão em direção ao compressor de ar condicionado onde o ciclo do sistema se repete.

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